A negociação de dívida FIES é algo muito importante para quem utiliza o financiamento estudantil.
O FIES é uma ótima alternativa para todos aqueles que procuram estudar e não tem os meios e valores que garantam sua matrícula e mensalidade.
Por esse motivo, o financiamento estudantil é uma excelente alternativa para que possa pagar esses montantes sem muito prejuízo.
Por diversas questões é comum que eventualmente os valores atrasem e os estudantes não consigam pagar as suas parcelas.
Veja como é feita a negociação de dívida FIES no decorrer desse artigo.
Negociação de dívida FIES: Como solicitar?
Se você for um dos muitos brasileiros que contam com dívidas em aberto e estiver procurando como regularizar o seu financiamento estudantil procure fazer a negociação de dívida FIES.
É importante que saiba como solicitar a sua regularização para conseguir limpar o seu nome e colocar em dia as suas dívidas, para fazer este tipo de processo há duas alternativas.
Em primeiro lugar pode ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e conversar com um assessor sobre a questão e encontrar a melhor forma de pagamento que se adapte ao seu perfil.
Também é possível fazer esse processo diretamente no Banco do Brasil, dependendo do que for a sua melhor opção.
Aqueles que procuram uma alternativa digital, isso também é possível.
Entre no app do Banco do Brasil e clique no espaço de Soluções de Dívidas, onde conseguirá regularizar a melhor forma possível que caiba dentro do seu bolso.
A Caixa Econômica Federal permite ir até o aplicativo e escolher a opção de Negociação FIES.
Assim, conseguirá um contrato perfeito para sua renegociação, simule os tipos de renegociação e confirme os dados.
É importante usar um termo aditivo que permitirá dar garantia ao contrato, após a assinatura destas questões é possível emitir o boleto de entrada da negociação.
É fundamental que saiba que aqueles que fazem o financiamento estudantil e querem renegociar suas dívidas precisam levar em consideração que tem até o dia 31 de dezembro deste ano.
Porém, os valores são para aqueles contratos assinados até o final de 2017 e com fase de amortização de 30 de dezembro de 2021.
Prazos e descontos
Segundo as informações proporcionadas pelo Congresso, os contratos com mais de 360 dias de atraso no pagamento até o momento da medida provisória terão novos percentuais de desconto.
Para aqueles beneficiários nessa condição daqueles que estão inscritos no CadÚnico ou aqueles que tenham se beneficiado do Auxílio Emergencial em 2021.
Os descontos podem chegar a 99% do valor consolidado da dívida, isso inclui os juros e multas.
A partir da última prestação prevista no contrato, esta deve estar em atraso por mais de cinco anos.
O saldo que sobrar, pode ser amortizado tranquilamente em 15 prestações.
Por outro lado, aqueles que contam com um atraso superior a 360 dias, porém com data de quitação de 5 anos de atraso, o desconto é de 92% no valor consolidado da dívida.
Isso inclui aqueles que estão registrados no Cadastro único ou que receberam o Auxílio Emergencial em 2021, o saldo também pode ser quitado em 15 prestações.
Outros casos que tenham mais de 360 dias de inadimplência, os descontos podem chegar a 77% do total, também, podem ser pagos à vista ou parcelados em 15 meses.
Finalmente, quem quiser e puder quitar de forma antecipada ou que estão adimplentes no programa também podem amortizar o saldo remanescente e ter direito a um desconto de 12% do valor principal.
Infelizmente, para aqueles que contam com valores em atraso durante um período de 90 a 360 dias não tem modificações no que foi estabelecido normalmente.
Nesse caso, o montante principal da dívida pode ser parcelado em até 150 vezes, sempre com isenção de juros e multas ou com 12% de pagamento à vista para quem quiser realizar este processo.
É importante que vá até a agência ou procure o seu aplicativo para conseguir fazer uma negociação dependendo do seu caso.
Levando em consideração o seu orçamento e permitindo que consiga regularizar o seu financiamento estudantil da melhor forma possível.
Não perca os prazos de negociação de dívida FIES e aproveite os descontos!
Acompanhe nosso blog para saber mais informações sobre financiamentos estudantis!
Publicado por um redator oficial do Blog Sisu Prouni. Buscamos trazer conteúdos exclusivos e informativos para você!