Está próximo, o período de solicitação da Isenção do ENEM e não pagar pela inscrição do ENEM. É um benefício que pode ajudar, financeiramente falando, vários estudantes.

Esse beneficio é um direito somente de alguns candidatos. Então, continue lendo para saber se você pedir a eliminação da taxa de inscrição. Além disso, como é feito o passo a passo e as especulações.

Publicidade

Isenção ENEM

Para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o governo oferece a possibilidade de eliminar a cobrança da taxa de inscrições do ENEM. Contudo, esse valor é ajustado anualmente, em 2019 foi de R$ 82, em 2020 espera-se uma quantia aproximada de R$ 85.

Entretanto, sem o pagamento do valor estipulado, as inscrições do ENEM não são efetivadas e finalizado o prazo de pagamento, elas se tornam invalidadas.

Portanto, optando por isentar-se, o candidato fica desobrigado a paga o valor e pode se inscrever no ENEM gratuitamente.

Publicidade

O período da solicitação é realizado em poucos dias. O candidato deve se preparar antes e se inscreve no tempo hábil.

Abril é o mês que, nos últimos anos, tem aberto inscrições de Isenção ENEM, mas o processo é muito rápido e se resume a poucos dias.

Edital ENEM 2020 – Confira agora mesmo!

Resultado da Isenção – Como Consultar?

Você poderá consultar o resultado do pedido de isenção no dia 24/04!

Basta acessar a Página do Participante e consultar o resultado! Caso tenha sido concedido, você poderá fazer a inscrição do ENEM normalmente.

Publicidade

Sem, contudo, a necessidade de pagar a taxa.

Veja como fazer sua inscrição ENEM agora!

Quem pode pedir a Isenção do Enem?

isenção do enem

Além disso nem todos os candidatos podem recorrer a esse recurso. Sobretudo, podem garantir esse direito, estudantes que:

  • Terminaram o ensino médio em 2020, são alunos da rede pública, cuja renda da família por pessoa não ultrapassa a um salário mínimo e meio;
  • Fizeram todo o ensino médio em escola particular, como bolsista, com essa bolsa financiada totalmente;
  • A família esteja cadastrada no CadÚnico;
  • Foram aprovados no ENCCEJA.

No entanto, não atendendo os requisitos mencionados acima, a possibilidade de Isenção do ENEM é eliminada.

Como solicitar a isenção? Passo a Passo

O período de Isenção do ENEM, é aberto no dia 06 de abril. Chegado a data de solicitação da Isenção, o procedimento a seguir é:

  1. Primeiramente, abrir o site do órgão que administra a Isenção do ENEM, o INEP;
  2. Localizar e clicar o botão “Acesse o Sistema de Isenção“;
  3. Na etapa seguinte, digite o seu CPF e a data de nascimento, com os dados e clique em “Enviar“;
  4. Na próxima etapa, você vê as regras do benefício da Isenção ENEM. Você deverá clicar em “Li e concordo” para prosseguir;
  5. Por fim, a última etapa é fornecer todas as informações finalizando a solicitação.

Aguarde alguns dias, pois será feita a avaliação da área responsável, depois retorne ao sistema e verifique se a sua Isenção do ENEM foi aprovada.

Inscrição do ENEM

A Inscrição do ENEM é uma das fases importantes mais importantes. Pois, ela geralmente acontece após a finalizar do período da Isenção ENEM.

As inscrições do segundo semestre do ENEM ocorrem do dia 20 a 30 de junho.

Por fim, os candidatos que não tiverem sorte de eliminar a cobrança da taxa nas inscrições, terão de efetuar o pagamento, permitindo a candidatura ser habilitada.

Confira como Consulta o Seu Resultado do ENEM AGORA!

Pin It on Pinterest