4.1/5 - (18 votes)
As Inscrições Prouni 2019 acontecem em janeiro e junho de cada ano. Para o segundo semestre de 2019, as inscrições vão ocorrer entre os dias 11/06/2019 a 14/06/2019.

Mas você sabe como se inscrever corretamente no programa e quais os critérios de aprovação e efetivação da matrícula?

Publicidade

Conforme o Coordenador-Geral de Políticas de Educação Superior do MEC, Fernando Bueno, além do prazo, o candidato precisa estar atento.

Isso porque “as informações que devem ser prestadas durante o cadastro são fundamentais a fim de garantir a participação no processo”. Entretanto, muitos interessados ficam em dúvida ao se depararem com essas questões.

Então, a fim de que isso não aconteça, e você não precise esperar o segundo semestre do ano para conseguir sua bolsa, este post vai lhe ajudar.

Portanto, veja como funcionam as inscrições Prouni 2019, quem pode participar, todos os critérios, documentos necessários e ainda: um passo a passo de como se inscrever e instituições participantes com o intuito de você já escolher a sua.

Publicidade

Vamos em frente? Tenha uma boa leitura!

Inscrições Prouni 2019: Quem pode participar?

Inscrições Prouni 2019

O Prouni – Programa Universidade Para Todos – foi desenvolvido pelo MEC com o  objetivo de ampliar o acesso à educação no país. Assim oportunizando a formação no ensino superior a pessoas de baixa renda.

Desse modo, são oferecidas bolsas de estudo de modo integral ou parcial. Todas em instituições particulares, durante todo o período do curso.

As bolsas integrais (100%) são a estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais (de até 50%) atendem aqueles que possuem renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Publicidade

Até hoje milhares de brasileiros já foram beneficiados e as inscrições são abertas duas vezes por ano, sempre no início dos semestres letivos.

Mas, a fim de participar, os futuros candidatos precisam atender a alguns pré-requisitos. Desse modo, veja a relação abaixo e se você se enquadra em algum deles a fim de poder efetivar sua inscrição.

Quem estudou em escola pública?

Nesse caso, é necessário ter concluído o ensino médio em escola pública ou privada – neste caso, com bolsa integral.

Contudo, ainda é possível ter estudado parte em instituição pública e parte em instituição privada. Entretanto, nesta última, somente na condição de bolsista.

Professores da rede pública

As inscrições Prouni são permitidas a professores da rede pública de ensino. No entanto, a candidatura é a cursos de licenciatura e pedagogia.

Biologia, física, geografia, história, matemática, português e química são as opções oferecidas.

Os professores interessados precisam estar em pleno exercício da profissão e devem ser funcionários efetivos na escola onde lecionam.

Candidatos com nota mínima no Enem

Outro critério importante é ter atingido a nota mínima exigida pelo MEC na prova do Enem, ou seja, 450 pontos em cada área do exame.

Eventualmente, a redação do candidato precisa alcançar uma pontuação maior do que zero. Do contrário, ele não será aprovado no programa.

Portadores de deficiência física

O Prouni destina um número específico de bolsas a portadores de deficiências físicas.

Para se candidatar a elas, os candidatos devem, da mesma maneira, atender aos critérios anteriores.

Contudo, para garantir a sua aprovação, preste atenção no próximo tópico:

Parâmetros Socioeconômicos

A fim de efetivar as inscrições Prouni 2019, todos os candidatos têm de atender aos parâmetros socioeconômicos do programa. Ou seja, a renda familiar por pessoa não pode ultrapassar três salários mínimos. Sendo assim, entenda:

Em famílias onde a renda for de até um salário mínimo e meio por mês: a bolsa do estudante será integral.

Já a rendas superiores a esse valor e inferiores a três salários mínimos: o benefício será parcial (até 50%). Portanto, calcule a renda per capita mensal da sua casa de forma bem simples.

Veja quanto cada um da sua família recebe todos os meses e em seguida, some esses valores e divida o total pelo número de moradores.  

Feito isso, verifique se o resultado é menor do que três salários mínimos (R$ 998 em 2019). Se a resposta for afirmativa e os demais critérios que vimos até aqui estiverem atendidos, você é eletivo à seleção do Prouni.

Agora, como fazer sua inscrição? Olha só:

Passo a passo das inscrições Prouni 2019

As inscrições Prouni 2019 são online, gratuitas e realizadas em uma única etapa. A fim de agilizar, tenha o seu CPF em mãos, código de inscrição no Enem de 2018 e algumas horas disponíveis para responder ao questionário.

  • Primeiramente, acesse o site do Prouni nas datas estabelecidas e clique em “inscrição”.
  • Informe o seu CPF, número e código do Enem.
  • Confira se todos os dados estão corretos e atualize as informações que forem necessárias.
  • Em seguida, responda a um questionário sobre sua situação socioeconômica e de seus familiares.
  • Depois, para finalizar a inscrição, defina duas opções de cursos superiores em ordem de prioridade e duas ou mais universidades.
  • Nesse momento, também selecione se a bolsa será de cotas –   destinada à estudantes com deficiência, negros, pardos e índios – ou de ampla concorrência.
  • Então é só aguardar a divulgação do resultado e boa sorte!

Documentação necessária

Ao ser aprovado no processo seletivo, você precisará ir até a instituição de ensino escolhida a fim de apresentar documentos e efetuar a matrícula. Cada universidade costuma ter um coordenador do Prouni para isso.

Todavia, é importante já começar a reunir todas as cópias necessárias assim que os nomes forem deliberados. Leve-as junto das originais no dia e prepare:

  • Seus documentos de identificação e dos seus familiares
    • Carteira de identidade ou na falta desta:
      • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não vencida
      • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – tirar cópia da página com os dados pessoais.
  • Comprovantes de residência
    • Podem ser contas de água, luz ou telefone celular/fixo.
  • Comprovantes de rendimentos
    • Neste caso, devem ser levados os holerites ou contracheques de todos.
  • Histórico escolar do ensino médio
    • Mas atenção: caso tenha concluído em escola particular, a instituição precisa emitir uma declaração atestando que você estudou lá como bolsista.
  • Boletim de desempenho do Enem

Bônus: instituições que participam do Prouni

A lista completa de instituições que participam do Prouni é divulgada no site oficial do programa no dia em que abrem as inscrições. Isso porque o número de participantes cresce a cada ano.

Então, fique ligado e acesse “faculdades participantes” quando for se inscrever.

No entanto, para você já ter uma ideia, veja a lista divulgada por estado até o ano passado (2018). Desejamos, assim, uma excelente vida acadêmica a você e ótimos estudos!

Um grande abraço e até o próximo post.


Selecione o Estado

Pin It on Pinterest