Lista de Espera Prouni – O Prouni é um programa do governo federal que oferece uma oportunidade dos estudantes de cursarem o ensino superior. Uma vez que o programa oferece bolsas de estudo em universidade particulares.

Ele é o maior programa de bolsa de estudo do Brasil. Assim permitindo que mais de 1,5 milhão de estudantes tivessem acesso ao ensino superior.

Publicidade

Os estudantes que têm interesse devem se candidatar ao processo seletivo. Que é composto de duas fases. O processo regular e o processo de ocupação de bolsas remanescentes.

Mas os candidatos que não forem selecionados em nenhuma destas duas etapas têm ainda mais uma chance de serem beneficiados com o programa, através da lista de espera Prouni.

Veja também o Calendário Prouni 2019!

Como funciona a lista de espera?

Lista de Espera Prouni

A lista de espera Prouni é a última chance a quem quer ser beneficiário do Prouni. Logo após a realização das duas primeiras chamadas, todas as vagas que não foram preenchidas ficam disponíveis a novos bolsistas.

A fim de participar da lista de espera, é preciso ficar atento. Se você se inscreveu às duas primeiras chamadas e não foi chamado, não tem seu nome incluído na lista de espera de forma automática.

Publicidade

Sendo assim, é necessário fazer uma inscrição especificamente a esta fase. A fim de entrar à lista de espera, é preciso esperar esgotar o prazo das duas chamadas de alunos já selecionados.

Além disso, também é preciso aguardar o sistema do portal do Prouni publicar a data de abertura da inscrição. O prazo normalmente é de dois a três dias.

No prazo estipulado, o candidato entra no site com seu número de inscrição do Enem mais recente e manifesta interesse em participar da lista de espera.

Publicidade

A solicitação de inclusão na lista de espera pode ser feita por aqueles que já estavam inscritos na seletiva daquele ano.

Ou seja, qualquer aluno que não foi selecionado nas chamadas regulares. Assim como também aqueles que foram pré-selecionados em suas opções de curso, mas não houve abertura de turma.

Nem todos os cursos abrem opção de lista de espera. Sendo assim, depende muito da efetivação da matrícula dos candidatos que vão sendo chamados. A lista de cursos varia é divulgada apenas no momento de abertura das inscrições da lista de espera.

Logo após a finalização do prazo, a lista dos candidatos é divulgada às instituições de ensino, a fim de que os candidatos sejam convocados.

A convocação acontece aos poucos, à medida que abrem novas vagas aos cursos.

Estou na lista de espera. E agora?

lista de espera ProUni, estudante, sorriso

Depois que você se inscreve na lista de espera Prouni, é preciso ficar atento. Além disso, também deve acessar o site periodicamente para não perder a sua convocação.

Assim que o candidato é pré-selecionado, ele precisa entregar toda a documentação exigida pelo MEC à instituição de ensino onde ele solicitou a bolsa dentro dos prazos estipulados.

Publicidade

Os documentos variam, mas em geral incluem:

  • Documentos de identificação pessoal
  • Comprovante de endereço e escolaridade
  • Comprovantes de renda das pessoas da família

É importante estar sempre atento e não descuidar dos prazos a fim de garantir sua vaga no programa.

Quer saber mais sobre Prouni? Continue navegando em nosso site e siga-nos nas redes sociais. Pois assim, você pode estar sempre por dentro das novidades.

Veja também: Como consultar o Resultado Prouni!

Pin It on Pinterest