Conhecer a Página do Participante Encceja facilitará desde o processo de inscrição até os conteúdos cobrados nesta avaliação. Entretanto, muitas pessoas não conseguem avançar na sua formação escolar no período ideal. Desse modo, recorrem a programas de Educação para Jovens e Adultos e assim conseguem seus diplomas do Fundamental e/ou Médio.

Contudo, esse formato de ensino é avaliado pelo Governo Federal, com intuito de validar e melhorar ainda mais a qualidade desses cursos. O meio usado de certificar tais alunos é o Encceja. Então confira no decorrer do texto, como ter acesso a Página do Participante Encceja.

Publicidade

Inscrição Encceja – Passo a passo completo

O que é o Encceja?

O Encceja foi criado para verificar quais habilidades e conteúdos foram absorvidos por alunos da Educação Básica. O processo é de caráter voluntário, foca naquelas pessoas que cursaram o Ensino Fundamento e Médio, fora da faixa etária adequada e os quais precisam validar seus certificados de conclusão.

Existe uma Página do Participante Encceja, pela qual os inscritos no exame conhecem a estrutura da prova, além de local e horário da avaliação. A organização fica a cargo do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), entidade vinculada ao MEC.

Como funciona a Página do Participante Encceja?

Decerto ao realizar a inscrição o candidato deve conhecer bem a Página do Participante Encceja, pois terá todas as informações necessárias ao alcançar êxito na prova. Neste espaço o aluno faz um login e acompanha todas as etapas do processo. Além de verificar seus dados pessoais e conferir os detalhes do edital vigente. O site é bem fácil de navegar e se divide da seguinte forma:

Publicidade

  • Orientações ao Participante – Aqui o aluno encontra provas de anos anteriores, apostilas, endereço das redes sociais do INEP e o cronograma oficial;
  • Página do Participante Encceja – Área exclusiva do candidato, pois estão lançadas suas informações confidenciais e de sua inscrição no Encceja;
  • Orientações de recuperação de senha – Um passo a passo de como fazer nova senha, caso esqueça.

Tudo é muito simples e explicativo, então, mesmo não tendo muita familiaridade com a internet, você facilmente navegará na Página do Participante Encceja.

página do participante encceja

Como acessar Página do Participante Encceja 2020?

Esse site é um domínio criado pelo Governo Federal e tem em seu acesso a necessidade de fazer sua conta no Gov.br. Neste portal cadastrará a senha necessária de participação no Encceja e outros sites da União. Portanto, tendo o login pronto, pode acessar a Página do Participante Encceja da seguinte maneira:

  1. Digite ou clique neste link;
  2. Então, insira seu CPF e senha;
  3. Por fim, resolva a charada digital e depois selecione “Enviar“.

Desse modo, pode acompanhar sempre quando desejar o status do exame. Também, é possível conhecer o programa cobrado na prova. Conforme o Portal do MEC, os alunos do Fundamental fazem uma redação e avaliações das seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa e Estrangeira;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Matemática;
  • História;
  • Geografia;
  • Ciências Naturais.

No entanto, quem precisa da certificação do Ensino Médio, será aplicado uma redação e as seguintes matérias:

Publicidade
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências da Natureza.

Além disso, na Página do Participante Encceja é fornecido material de estudo e suporte nas dúvidas dos inscritos. Ou seja, estudar pela internet é livre de problemas.

Quem pode se inscrever no Encceja?

Existem alguns critérios de acesso a Página do Participante Encceja e, principalmente, na realização das provas, pois, só podem se inscrever:

  • Jovens e adultos (brasileiros);
  • Ter no mínimo 15 anos (Fundamental) ou 18 anos (Médio);
  • Apresentar CPF válido, os documentos oficiais com foto serão apresentados no dia da prova.

Também podem participar pessoas residentes no exterior as quais se enquadrem nos quesitos gerais e pessoas que viviam em situação de privação de sua liberdade por qualquer motivo. O resultado do Encceja tem validade de certificado, ou seja, o inscrito pode apresentar como um documento de conclusão dos ensinos.

Visite a página para verificar as datas do próximo exame. Depois faça seu cadastro e obtenha acesso as informações completas do Encceja. O caminho da educação é sempre o mais recomendando para mudar de vida!

ENEM Digital – Como fazer esse exame?

Pin It on Pinterest