Resultado do SISU – Depois de realizado o ENEM no final do ano anterior os participantes aguardam ansiosamente os resultados dos programas que selecionam as vagas, como PROUNI e SISU.

Com a nota que você conseguiu no ENEM pode ser feita a inscrição no SISU.

Publicidade

O SISU foi criado a fim de administrar a distribuição das vagas nas universidades públicas do Brasil.

O resultado SISU 2020 é o momento de acompanhar se todo o esforço de vários meses de dedicação e estudo vão ser recompensados com a contemplação da vaga no curso desejado.

Como essa é a principal porta de acesso às universidades públicas de todo o país, todos os anos milhões de estudantes fazem a inscrição no programa.

Publicidade

Quais os procedimentos do SISU 2020 ?

O processo de seleção do SISU acontece uma vez por ano e sempre após a divulgação das notas do ENEM. Já que estas servem de critério à classificação dos estudantes. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no próprio site do programa.

Logo após acessar a plataforma do SISU basta entrar com os dados de inscrição do ENEM. Se o candidato perdeu ou esqueceu a senha, basta acessar o site do INEP e cadastrar outra senha no campo apropriado.

Por isso a importância de guardar corretamente o número de inscrição e a senha cadastrada. Porque será necessária para acessar os programas de educação do governo. Estando de posse desses dados todo o processo é agilizado.

A fim de realizar a inscrição do SISU cada candidato deve acessar o site e escolher dois cursos de sua preferência por ordem de prioridade. Além disso, ele também deverá escolher o turno de estudo pretendido.

Publicidade

Nesse momento é importante estar atento a nota de corte de cada curso, pois podem variar consideravelmente. A nota de corte nada mais é que o valor mínimo de nota para realizar a inscrição no curso pretendido.

Esse valor é baseado no número de vagas disponíveis. Além disso, também se baseia na nota média dos alunos que se inscreveram em cada curso.

Dentro do período de inscrição o candidato pode realizar várias alterações em relação aos cursos pretendidos. Salientando que a última opção que estiver cadastrada no programa é a que será avaliada.

A plataforma do SISU realizará a seleção com os candidatos de melhores notas. Além dos dados de concorrência por universidade e curso.

No cronograma divulgado constam todas as datas importantes do programa, incluindo a data do resultado SISU 2020 e a data da primeira chamada.

Para mais informações sobre o cronograma do SISU clique aqui!

Quando é divulgado o resultado?

Dentro do cronograma oficial do SISU o mais aguardado é o momento em que é divulgada a classificação. Para o primeiro semestre de 2020 , a primeira chamada será anunciada em 28/01. Agora a quem ficou na lista de espera o resultado sai em 14/02.

Já para o segundo semestre, o resultado está disponível dia 10/06.

Consulta ao Resultado do SISU

Qual o procedimento para consultar o resultado?

A fim de saber sua colocação dentro do resultado oficial do programa é muito simples. Abaixo vamos mostrar um passo a passo bem direto sobre esse procedimento.

Publicidade

O primeiro passo é acessar a plataforma oficial do SISU (sisu.mec.gov.br). Logo após o site ser aberto o candidato verá diversas informações e campos para clicar, procure a opção “consultar os resultados”.

Em seguida será pedido que o candidato informe seu CPF e a senha cadastrada no momento em que realizou a inscrição e fazer o teste da imagem pedida. E então clique em enviar e aguarde.

Neste momento será possível ver o resultado SISU 2020 da primeira chamada. Em caso de aprovação em algumas das opções, basta seguir as orientações sobre matrículas.

Site do SISU - Consulta do Resultado do SISU

Sempre é bom destacar que devido ao grande número de acessos no momento da divulgação do resultado, muitas vezes o site pode apresentar problemas como lentidão ao carregar as páginas ou mesmo sair de operação.

Em determinados horários às vezes o candidato precisa tentar o acesso por horas, até conseguir conexão com a plataforma.

Como participar da lista de espera do SISU 2020?

Depois de conhecer o resultado SISU 2020 e feita à primeira chamada dos candidatos aprovados, esses alunos contam com um prazo para efetuar a matrícula nas devidas instituições e ocupar as vagas.

Logo após isso o SISU disponibiliza as vagas remanescentes aos candidatos que manifestaram interesse na lista de espera.

Essas vagas são frutos de desistência, falta de documentação no momento da matrícula ou mesmo perda de prazos.

A partir de 2020 cada candidato pode apenas ficar na lista de espera a um dos cursos que ele se inscreveu. Até o ano passado era possível ficar na lista de ambos os cursos.

Se você está aguardando o resultado do processo seletivo deixe seu comentário.

Veja também como consultar o resultado do Prouni!

Pin It on Pinterest