Bolsas Remanescentes Prouni – O Prouni é um grande aliado a quem quer cursar o ensino superior, mas não pode pagar por uma instituição de ensino particular. Uma vez que o programa possibilita o acesso ao ensino pela distribuição de bolsas de estudo.

A fim de se candidatar ao Prouni, é necessário ter feito o Enem em qualquer edição da prova. Além disso, também precisa ter obtido média igual ou superior a 450 e não ter zerado na redação.

Publicidade

Para disputar bolsa integral, a renda familiar não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo por pessoa. Já às bolsas parciais a renda máxima deve ser de três salários mínimos por pessoa.

Os candidatos também precisam ou ter estudado durante todo o ensino médio em escolas públicas, ou ser deficiente ou então ser professor efetivo da rede pública que busque vaga em curso de licenciatura.

O processo seletivo é composto de duas fases: o processo regular e o processo de ocupação de bolsas remanescentes.

Saiba como funciona o processo de bolsas remanescentes Prouni, e aumente suas chances de conquistar uma vaga no ensino superior.

Publicidade

Veja também sobre a Bolsa Permanência!

O que são Bolsas Remanescentes Prouni?

Bolsas Remanescentes Prouni

As bolsas remanescentes são aquelas vagas que não foram ocupadas por qualquer motivo durante o processo de seleção regular do Prouni.

É como se fosse uma segunda chamada do Prouni, com a diferença de que não apenas os inscritos na concorrência regular podem se candidatar, como também qualquer interessado que se encaixar nos quesitos básicos de concorrência do Prouni. É quase como um novo concurso.

Isso porque existe um grande interesse do Ministério da Educação em ocupar todas as vagas de bolsas disponibilizadas. O processo seletivo também é um pouco diferente do regular.

Publicidade

Como concorrer a uma Bolsa Remanescente?

A fim de se candidatar a uma bolsa remanescente, é necessário entrar no site do Prouni durante o período do processo seletivo e fazer a inscrição, fornecendo todas as informações necessárias.

Como já comentamos, é preciso seguir os requisitos básicos a entrada no programa, exigidos na seleção regular.

Depois da validação da inscrição, o candidato pode escolher o curso e a instituição que deseja. Se a bolsa estiver disponível dentre as bolsas remanescentes Prouni, o candidato automaticamente está classificado à vaga.

Este processo é conhecido como “expectativa de direito a bolsa”, um processo que reserva a vaga ao candidato.

Basta o candidato comparecer na instituição de ensino, com toda a documentação exigida e no prazo estipulado que terá direito à vaga e poderá começar a cursar um ensino superior.

Quando devo me inscrever?

bolsas remanescentes ProUni, estudantes, bolsa de estudo

A data de inscrição no concurso de bolsas remanescentes varia muito e é preciso estar sempre ligado aos comunicados do site do Prouni. Em geral, elas abrem alguns meses após o processo regular.

Publicidade

O período de inscrição é variável, dependendo do perfil do candidato. Se o candidato já estuda na instituição que pretende obter a bolsa, o prazo é de 40 dias.

A candidatos que não estão matriculados na instituição onde buscam uma bolsa, o prazo muda para 40 diasVale estar atento e ficar atento a fim de não perder esta oportunidade de estudar. Por isso, siga-nos nas redes sociais.

Pin It on Pinterest