Entenda mais sobre o resultado FIES, como fazer sua inscrição e como funcionam os pagamentos do curso escolhido, nesse artigo.
Os participantes do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) podem concorrer a um financiamento especialmente criado pelo MEC, com a finalidade de fazer um curso superior.
Trata-se do FIES (Financiamento Estudantil), que em resumo, recebe solicitações de novos contratos todos os semestres.
FIES
O FIES funciona da seguinte forma. O indivíduo com renda de três e cinco salários mínimos e que participou da última edição do ENEM, deve fazer a inscrição nos cursos desejados.
Se acaso for aprovada, essa pessoa faz um contrato de financiamento e o MEC paga todas as mensalidades do curso superior.
Entretanto, depois da formatura, o profissional começa a pagar as parcelas ao governo. Sobretudo, em proporção bem menor ao que era cobrado pela faculdade.
No entanto, os candidatos não podem ter tirado nota zero na redação e nem ter resultado total inferior a 450.
Além disso, o contemplado pelo FIES precisa ter atenção aos aditamentos semestrais, que são renovações do contrato de financiamento do curso.
Resultado do FIES – Quando é divulgado?
O resultado FIES é publicado duas vezes por ano, sempre no começo de cada semestre. Assim, os estudantes têm a oportunidade de fazer sua matrícula em março, de acordo com o calendário da instituição, e já iniciar as suas aulas.
Apesar das datas de divulgação do resultado não necessariamente se repetirem de um ano para outro. O resultado do primeiro semestre é lançado no dia 14 de março, acompanhe o cronograma:
- Inscrições: 07/03 a 10/03
- Resultado: 14/03
- Período de complementação da inscrição 15/03 a 17/03
- Inscrição na Lista de Espera: 21/03 a 18/05
- Prorrogação da complementação de inscrição: 09/02
Como consultar o resultado Fies?
A pessoa inscrita pode consultar o resultado FIES 2022 no site. Na coluna da esquerda, está a opção “Cronograma” e é nela estão todas as datas relevantes do FIES em 2022.
Geralmente, quem concorre ao FIES precisa acessar o resultado usando o seu número do ENEM ou o seu CPF.
Lista de espera
A lista de espera comporta as pessoas não chamadas na primeira convocação do resultado. Nem todos os indivíduos passados no processo de inscrição do FIES efetuam a sua matrícula.
Geralmente, justificadas por problemas de documentação ou mesmo por desistência. Essas vagas remanescentes ficam à disposição de quem se inscreveu na lista de espera.
Para fazer isso, é necessário ir ao site indicado acima e conferir no cronograma as datas desse tipo de inscrição.
Modalidades de financiamento
O MEC tem dois tipos de financiamentos, começando pelo P-FIES, para quem possui renda de até cinco salários mínimos. Nessa modalidade, existe cobrança de juros e a porcentagem é definida pelo banco. No P-FIES não existe limite de vaga.
A outra modalidade não tem cobrança de juros, chamado de Fundo Garantidor Zero. Com limite de 46.600 vagas, exclusivo para quem tem renda de até três salários mínimos.
Além disso, veja também como consultar o resultado do SISU!
Publicado por um redator oficial do Blog Sisu Prouni. Buscamos trazer conteúdos exclusivos e informativos para você!