5/5 - (1 vote)

Em todos os anos, não apenas o Prouni, como outros programas, apresenta um calendário que deve ser seguido com atenção pelos interessados. Confira agora o Calendário Prouni 2018!

Ressaltamos que a falta de comprometimento com o cronograma estabelecido pode levar à perda da oportunidade de se cadastrar. E assim, consequentemente da tentativa de obter uma bolsa de estudos.

Publicidade

A cada ano, as datas podem variar um pouco, entretanto, a seguir, confira o calendário Prouni deste ano de 2018:

Calendário Prouni 2018

Período de inscrições – Calendário Prouni 2018

O período de cadastro no Prouni de 2018, consiste de 26 de junho até o dia 29 de junho de 2018. Assim, atendendo ao horário oficial de Brasília.

Na página oficial do Prouni, os interessados podem realizar as inscrições de forma gratuita. Lembre-se que a internet é o meio exclusivo de se inscrever.

Vale lembrar que quem deseja se candidatar, deve ter realizado o Enem anterior, neste caso, o de 2017. Desse modo também deve apresentar o número de cadastro no Enem e a senha mais recente utilizada.

Ainda mais, é preciso obter no mínimo 450 pontos e uma nota maior que zero na redação. Além de atender a outros requisitos apresentados nos termos do Prouni.

Publicidade

Assim como comprovação de faturamento e curso do ensino médio realizado em rede pública ou rede particular na condição de bolsista integral.

Resultado da 1° chamada

São duas chamadas sucessivas, a primeira tem divulgação do desfecho no dia 02 de julho.

No entanto, esses resultados podem ser acessados tanto na página do ProUni, quanto nas instituições que integram do programa.

Eventualmente, é de total responsabilidade dos cadastrados, atender os prazos propostos, acessar os desfechos e acompanhar os passos necessários.

A pré-seleção, seja na primeira ou segunda, garante ao candidato apenas a probabilidade do direito à bolsa de estudos.

Publicidade

Que dependendo de seu efetivo usufruto à regular participação e claro, a aprovação das fases posteriores ao processo de seleção.

DICA: Confira também qual a média nacional e nota de corte do ProUni.

Documentos necessários ProUni

Depois de ser pré-escolhido na primeira chamada do Prouni, é indispensável que o candidato apresente à instituição os documentos que servem como comprovantes dos dados dispostos na ficha de cadastro.

No caso da primeira chamada, conforme o calendário Prouni 2018, o período de comprovação das informações é de 02 a 10 de julho de 2018.

Resultado da 2° chamada

Já na segunda chamada, assim como na primeira, os resultados apresentam divulgação tanto nas instituições que integram o programa, quanto na própria página do Prouni.

A data de divulgação da segunda chamada corresponde ao dia 16 de julho de 2018.

Comprovação de informações

É interessante ressaltar que é de total responsabilidade do participante checar quais são os horários, a instituição assim como o local em que deve comparecer para apresentar os comprovantes.

Aos pré-selecionados na segunda chamada, o prazo é de 16 a 23 de julho.

Lista de espera ProUni

É necessário que o candidato confirme seu interesse na bolsa, na página do ProUni de 30 a 31 de julho de 2018.

Assim, veja a seguir as condições para integrar esta lista:

  • Não ser pré-escolhido nas chamadas regulares.
  • Ser pré-selecionado em uma das opções de curso
  • Reprovado por inexistência de formação de turma.

Isso serve tanto para a formação correspondente à primeira opção escolhida pelo candidato, quanto a segunda.

No caso da segunda, podem também integrar os inscritos pré-selecionados nas chamadas legítimas. Assim, em que não foram apresentadas bolsas na primeira opção.

Desse modo, será possível conferir a relação da listagem de espera em 02 de agosto de 2018.

Comprovação de informações

Os candidatos que compõem a listagem de espera precisam comprovar as informações entre as datas de 03 de agosto a 06 de agosto de 2018.

DICA: Inscrições do 2019 aqui!

O Calendário Prouni 2019 já foi divulgado! Confira agora o cronograma completo e não perca a chance de conseguir a sua bolsa de estudos.

Pin It on Pinterest