Já imaginou conseguir uma bolsa de estudos em uma da faculdade particular com metade do valor mensalidade paga ou não ter que paga… É isso o ProUni 2019Segundo Semestre faz por você. Portanto, descubra aqui como garantir sua oportunidade.

Como funciona o ProUni

O ProUni é um programa do governo em que candidatos selecionados, conseguem entrar em um curso de ensino superior em uma instituição privada, através de bolsas de estudos integrais ou parciais. Com períodos de inscrições aberto duas vezes a cada ano. A primeira seleção ocorre em janeiro e a segunda entre maio e junho.

Publicidade

A fim de selecionar os alunos o ProUni 2019 Segundo Semestre aplica um sistema de classificação com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sendo assim, muitas faculdades privadas do país adotam esse sistema de mensalidades.

Dessa forma, todos os anos milhares conseguem ingressar em um curso de uma instituição de ensino superior, utilizando uma das bolsas de estudos que esse programa concede.

Veja também o Calendário do PROUNI 2019!

Quem pode participar?

As inscrições no ProUni 2019 Segundo Semestre são permitidas apenas a quem:

Publicidade

  • Fez a última prova do ENEM, alcançou no mínimo a pontuação de 450 e não tirou zero na redação.
  • Comprovar que a renda per capita é de até 3 salários mínimos para poder ser contemplado com bolsas parciais ou até 2 salários
  • Ter estudado o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter estudado o ensino médio completo em escola privada, com bolsa integral.
  • Possuir necessidade especial
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino em caso de bolsas de licenciatura (nesse caso não há necessidade de comprovar renda mínima).
PROUNI 2019 - Segundo Semestre

Veja Como Fazer a Inscrição no PROUNI 2019 – Segundo Semestre

Como fazer a inscrição Prouni 2019 no segundo semestre?

Saiba que o Prouni 2019 no segundo semestre é muito concorrido, portanto, quanto mais rápido procurar fazer seu registro no programa melhor.

Até porque se alguma etapa não estiver coerente terá tempo de corrigir. A fim de fazer sua inscrição você precisa seguir as seguintes etapas:

Publicidade
  1. Primeiramente, abra a página do processo de inscrição e online no site do Prouni 2019 no segundo semestre
  2. Em seguida, encontre o botão descrito como “Fazer a inscrição”.
  3. E então, basta colocar o número de inscrição e a senha que recebeu do ENEM que deve ser da edição mais recente (Caso não seja, você apenas perderá tempo, pois a inscrição não será validada).

As etapas para preenchimento do seu cadastro aparecerão na tela, você deve apenas acompanhar e finalizar o cadastramento. Certifique-se de inserir toda a informação corretamente e evitar o risco de desclassificação.

Veja aqui como funciona a Lista de Espera PROUNI!

Vagas

As vagas do Prouni variam conforme a edição, se você já não ver essas informações divulgadas na mídia, no site do próprio Prouni, através da “Procurar curso”. Quando você faz uma pesquisa com o curso de interesse aparecem informações extras:

  • Instituições que oferecem o curso desejado,
  • Grau (bacharelado, tecnológico, licenciatura),
  • Turno
  • Valor da mensalidade
  • Quantidade de vagas para bolsas integrais e parciais para ampla concorrência e cotas.
Publicidade

Resultado Prouni Segundo Semestre 2019

No site do Prouni você visualiza o Resultado Prouni Segundo Semestre. Alguns dias logo depois a divulgação, na data previamente estabelecida e informada durante o período de inscrição.

Veja também como fazer a inscrição no SISU 2019 Segundo Semestre!

Pin It on Pinterest