4.5/5 - (2 votes)

O instante de conferir o resultado e nota de corte Sisu e as notas de corte visando fazer parte do SISU (Sistema de Seleção Unificada).

Sem dúvidas, o resultado e as notas de corte geram muito interesse em quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e deseja matricular-se em uma instituição pública de ensino superior.

Publicidade

Afinal, são questões decisivas na vida acadêmica. A seguir, conheça as principais informações a respeito.

Nota de Corte Sisu

No que diz respeito a essa nota, é preciso levar em consideração que ela consiste na menor nota a fim de que o candidato esteja entre os potencialmente escolhidos.

Ou seja, não é nenhuma garantia de vaga, mas uma forma de ter referência da inscrição.

Todos os dias, o Sisu analisa uma vez a nota de corte de cada curso. Neste cálculo, são considerados fatores como o número de vagas oferecidas e o total de solicitantes que se inscreveram naquele curso.

Publicidade

Nota de Corte SISU

Sendo assim, é importante ter consciência de que o sistema não realiza o cálculo em tempo real. Assim, o que significa que a nota de corte pode ser alterada conforme a nota dos candidatos.

Sendo assim, apenas a partir do segundo dia da inscrição, essa nota é informada pelo sistema.

Neste período de inscrição, o candidato pode ter acesso a sua classificação parcial no curso em que escolheu.

Essa classificação, tem seu cálculo com base nas notas dos candidatos que se inscreveram na mesma alternativa.

Publicidade

No entanto, trata-se de uma referência, pois apenas ao final do período de inscrição, a lista dos selecionados será divulgada.

Sendo assim, o candidato poderá checar em seu boletim de acompanhamento o seu resultado Sisu.

Resultado Sisu

Conforme citado acima, o candidato pode conferir o seu resultado Sisu no boletim. No entanto, há outras opções a quem deseja conferir o resultado.

Assim como entrar em contato com a Central de Atendimento do MEC, no número 0800-616161 e conferir nas instituições participantes.

Contudo, são formas bem práticas de conferir rapidamente seu resultado Sisu.

Caso seja selecionado no resultado, é necessário que o candidato verifique com a instituição onde foi aprovado. Incluindo as possibilidades de horário, local, entre outros procedimentos de realização da matrícula.

Na página do Sisu, informações importantes são disponibilizadas, como o cronograma com o prazo para efetuar a matrícula.

Ou seja, é importante que o inscrito fique atento após o resultado.

Como funciona o Sisu

O Sisu é ministrado pelo Ministério da Educação (MEC) e apresenta apenas uma etapa de inscrição.

Eventualmente onde o candidato pode optar por ordem de preferência, duas alternativas entre as vagas disponibilizadas pelas instituições integrantes do Sisu.

Podem se inscrever candidatos que fizeram a última edição do Enem anterior ao período de inscrição do Sisu.  E também que tenham alcançado na redação nota maior que zero.

É preciso citar que algumas instituições estabelecem notas mínimas ou médias na inscrição dos candidatos.

Ou seja, em alguns casos, a nota obtida pode não ser o suficiente e isso será informado pelo sistema.

São realizados dois processos seletivos a cada ano, sendo um no começo do primeiro semestre e o outro no início do segundo semestre.

Por essa razão, é indispensável que os interessados fiquem atentos aos requisitos e ao cronograma, principalmente a fim de não perder a chance de inscrição.

 

Pin It on Pinterest