Vagas Ofertadas SISU – Lista de Espera e Matrícula no Curso!
4.7 (94.29%) 7 vote[s]

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal maneira de conseguir alguma vaga a quem deseja estudar em alguma instituição de ensino superior pública. O sistema informatizado é monitorado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Logo, confira sobre as vagas ofertadas SISU!

Além disso, as vagas ofertadas SISU são destinadas aos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Publicidade

Você já sabe como garantir uma oportunidade naquela universidade dos seus sonhou com o Sisu? Se não, continue lendo este artigo.

Se preferir, veja sobre a nota de corte do Prouni e sua média nacional.

Vagas ofertadas SISU – Sistema de Seleção Unificada

A quem não conseguiu uma bolsa na primeira chamada do Sisu no começo do primeiro semestre. Agora tem uma oportunidade extra para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada. Assim, que acontece no segundo semestre de todo ano.

Vagas Ofertadas SISU

Podem se inscrever os candidatos que realizaram o Enem do ano anterior e que não tenham zerado a redação.

Publicidade

Estudantes que prestaram o Exame em outros anos também podem participar. Entretanto, precisam ter participado da edição que antecede a inscrição.

O Sistema de Seleção Unificada destaca que mesmo se o candidato estiver matriculado em uma instituição de ensino superior poderá participar do processo seletivo.

No entanto, o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas ao mesmo tempo, conforme a Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009.

Publicidade

Como funciona o Sisu

A etapa de inscrição no Sistema de Seleção Unificada é única e acontece todo início de ano, normalmente em janeiro.

Dessa maneira, o candidato deve escolher até duas opções de cursos disponíveis pelas instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada.

As escolhas poderão ser alteradas durante todo o processo seletivo.

Além disso, o estudante poderá optar por concorrer a vagas de ampla concorrência ou às reservadas, assim como estipula a Lei de Cotas, Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 –  alterada pela Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016 – ou também a vagas designadas às demais políticas afirmativas de cada universidade.

Os estudantes são escolhidos pelo Sistema de acordo com as notas adquiridas no Enem. Ou seja, quem tiver a maior nota tem mais chances de conseguir alguma bolsa de estudos.

Além do mais, algumas instituições atribuem pesos diferentes em cada tipo de curso.

Publicidade

Serão escolhidos apenas os candidatos que se encaixam dentro do número de vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada em cada curso. E se, por exemplo, você for escolhido nas duas opções de curso, a primeira será a escolhida pelo sistema.

Acompanhe as Notas de Corte do SISU aqui!

Como a matrícula é feita?

Para ingressar na universidade como bolsista do Sistema de Seleção Unificada é preciso ficar atento à chamada, que ocorre apenas uma vez. O prazo de fazer a matrícula é estipulado pelo sistema e não pode ser ultrapassado.

Candidatos escolhidos na primeira chamada só poderão fazer uma matrícula. Por isso é necessário estar dentro dos prazos.

Em contrapartida, quem for selecionado na 2ª opção de curso pode optar pela lista de espera no primeiro curso escolhido.

Como me inscrever no Sistema de Seleção Unificada?

A inscrição pode ser feita diretamente no site do Sisu e não é cobrado nenhum tipo de taxa, é de graça.

Para realizar o procedimento, você só precisa do número de inscrição e a senha utilizada para acessar o site do Enem.

 

Aproveite as vagas ofertadas e faça agora sua inscrição no SISU…

Pin It on Pinterest