Conseguir uma bolsa de estudos é um dos principais sonhos de qualquer estudante. Aqui no Brasil existem algumas alternativas que promovem a oferta de bolsas de estudos em instituições de ensino superior, uma delas é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Entretanto, você sabe como funciona o Sistema de Seleção Unificada?Continue lendo este artigo e obtenha todas as informações que precisa.
Como funciona o Sisu ?
O Sisu abre inscrições as vagas em universidades públicas de todo o país.
No entanto, todas as etapas do processo acontecem de maneira informatizada, através do site do Sisu.
Assim, no quesito classificação de candidatos, o sistema utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Sisu oferece centenas de milhares de vagas gratuitas em todo o Brasil e as inscrições abrem duas vezes por ano, sempre no começo de cada semestre. Portanto, veja todas as etapas de funcionamento do Sisu:
Inscrição Sisu
A fim de garantir uma vaga em uma boa universidade, através do Sistema de Seleção Unificada, você precisará ter feito à edição anterior do Enem e não ter zerado na redação.
A inscrição é gratuita e deve ser feita diretamente no site do Sisu.
Opções de cursos do Sisu
Ao entrar no site do Sisu, um dos primeiros passos é escolher duas opções de cursos.
A primeira deve ser a sua principal escolha, a segunda deve ser outro curso que você tenha em mente.
Automaticamente, o sistema seleciona os melhores a cada vaga de acordo com a nota do Enem.
Além disso, algumas universidades atribuem pesos diferentes a cada tipo de curso.
O processo seletivo acontece da seguinte maneira: O estudante que tiver a maior pontuação fica em primeiro e garante a vaga. Assim, quem tiver a segunda maior pontuação fica em segundo, e por aí vai. De acordo com o número de vagas.
O candidato também pode não passar na primeira opção de curso e garantir a vaga da segunda.
Sendo assim, ele deve escolher se deseja prosseguir com a matrícula ou se quer participar da lista de espera e aguardar uma oportunidade na primeira opção.
Se o candidato passar diretamente na primeira opção de curso, não tem escapatória, faz a matrícula ou deixa a vaga ao próximo da lista.
Durante o período de inscrição o estudante pode mudar as opções de curso quantas vezes desejar. Porém, o que prevalecerá é a primeira opção. Consulte aqui as bolsas oferecidas pelo Prouni.
Lista de espera Sistema de Seleção Unificada
O candidato que não conseguiu nenhuma vaga ou que passou apenas na 2ª opção de curso tem o direito de participar da lista de espera.
No entanto, a lista só vale na primeira opção de curso do candidato.
Eventualmente, se o estudante já tiver realizado a matrícula no curso da 2ª opção, também pode participar da lista de espera.
Nota mínima para concorrer ao Sisu
Para acessar o portal de inscrições do Sistema de Seleção Unificada, basta informar o login e a senha do Enem.
Além do mais, não existe uma nota mínima estipulada pelo Sisu. Portanto, o único requisito é não ter zerado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio.
No entanto, algumas universidades exigem um determinado desempenho no Enem. Todas as notas mínimas aparecem no sistema do Sisu, e as instituições de ensino têm o direito de estipular notas mínimas a cada curso.
Agora que você entendeu como funciona o SISU, não perca mais tempo e faça sua inscrição…
Publicado por um redator oficial do Blog Sisu Prouni. Buscamos trazer conteúdos exclusivos e informativos para você!